14.5.11

Mito ou verdade? - "Se coçar a barriga, vai ter estrias."

As estrias são cicatrizes causadas pelo aumento de massa corporal.  O útero vai cescer, a pele vai esticar e as fibras que existem por baixo dela podem não acompanhar esse movimento.  Essas fibras se rompem e as marquinhas ficam.  Como já dissemos, o excesso de progesterona também contribui para a formação de estrias.  As marcas avermelhadas são recentes e podem desaparecer, se tratadas.  As branquinhas são definitivas, mas podem ser amenizadas.  O melhor é investir na prevenção, usando óleos e cremes hidratantes.  Mas não é garantia, já que existe uma predisposição genética à formação de estrias.
Nesse processo, é comum surgir coceira.  Pode coçar à vontade.  "Mas não pode coçar com as unhas", alguns vão dizer.  Pode, sim.  Apenas tome cuidado para não se machucar.  A pele coça porque está esticando, e a grávida está com a epiderme mais sensível.
Fonte: livro "Barriga redonda, barriga pontuda - derrubando mitos, crendices e superstições sobre a gravidez" - Autores: Ana Paula Brasil e Dr. Ricardo Lopes Pontes - Ed. Casa da Palavra

Quer se informar mais sobre mitos e verdades da gestação?  Então faça o nosso curso para gestantes que ocorrerá no próximo dia 28/05, de 14h às 16h.
Se você quiser garantir a sua participação, mande um email para gestarteg@gmail.com com o título "Curso para gestante de 28/05/11" ou "Curso de Shantala de 28/05/11" colocando no corpo do mesmo o seu nome completo, idade gestacional na época do curso e telefone de contato até dia 20/05/11, impreterivelmente. Desejando os dois cursos, coloque no título do email "Curso para gestante de 28/05/11" + "Curso de Shantala de 28/05/11". Responderemos a sua solicitação em seguida, enviando o formulário de inscrição. Havendo mais interessadas que vagas disponíveis, o critério de desempate será a idade gestacional mais avançada na época do curso. Informações complementares como endereço completo entre outras, ligue para (21) 8896-0845, de segunda à sexta, de 11h e 30 mim às 19h e 30 min, falar com Flávia Fernandes ou consulte a barra de título na lateral superior direita do blog - "Curso de gestante: inscrições" e "Aula de Shantala (massagem para bebês)".  Ah! As gestantes dos cursos de maio terão 10% de desconto sobre o valor dos mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário