ESTÓRIAS DE PARTOS - Deixe o seu relato!



Quer dividir com a gente esse momento especial de sua vida?  Então vá em posts de Nov 09 e deixe o seu depoimento em "Conte para a gente como foi o seu parto" - comentários.  Adicionaremos o seu relato aos que já possuimos.  As nossas experiências podem ajudar muito outras gestantes.
Confira as estórias de algumas de nossas mamães:


" Lais disse...

Depois de chegar à conclusão de que parto não devia ser tão ruim assim, dada a quantidade de pessoas que com filho e que muitas pessoas ainda repetem a dose, resolvi perder o medo e engravidar. Depois de feito, vai ter que sair mesmo!
Não me preocupava se ia ser cesária ou não. Eu sou Engenheira, não era problema meu, o médico, como profissional contratado, tinha que dar o jeito dele!
A minha filha era PIG (Pequena para a Idade Gestacional) e o médico só esperou completar as 37 semanas para fazer a cesárea.
Só não gostei da tremedeira causada pela anestesia e um pouco de enjôo durante o parto. O parto em si não demorou 10 minutos, colocar tudo no lugar de volta é que demora mais e a tremedeira depois levou mais umas 2 horas.
Ao contrário do que pensava, saí inteirinha e sem dor (santa anestesia!)
Quanto aos cuidados com o bebê, moleza! Afinal levei para casa um ser da mesma espécie que eu. Talvez se tivesse comprado um cachorro teria sido mais complicado. Acho que todas as mães deveriam pensar nisso antes de ficarem desesperadas.
Mas se todos pensassem assim minha querida amiga e seus companheiros não teriam emprego. A mente humana é muito complicada mesmo. Deixa assim para a vida ter mais emoção.
Ah! A menina? Não tinha nada! A placenta era todo ruim e por isso ela tinha dificuldade para crescer. Nasceu com 43 cm e 1,9 Kg, mas em 3 meses já tinha recuperado tudo. "


" Renata Paiva disse...

A gravidez foi toda complicada: descolamento de placenta, enjôos de causar internação - ao invés de ganhar peso eu só perdia -, até o 5º mês de garvidez. Maria Laura nasceu de cesárea, como eu queria - tinha medo de parto normal. Minha médica insisitiu muito para que eu mudasse de idéia, mas no fim acabou sendo cesárea por força das circunstâncias: minha bolsa rompeu com 36 semanas, não tive dilatação nem contração e ela estava toda enrolada no cordão umbilical. O stress da história foi que a bolsa rompeu e eu não me toquei, pois não foi aquela coisa clássica, de água escorrendo pelas pernas. Fiquei perdendo líquido por quase 24 horas e não sabia, achava que era um corrimento. Quando me toquei e liguei para médica ela me assustou e tive que tomar antibióticos na veia antes do parto (na Perinaltal) porque minha filha já estava em contato com o "mundo exterior", sem proteção e poderia nascer com alguma infecção. Ela nasceu bem, pequena (36 semanas) mas perfeitinha. Durante o primeiro ano foi difícil a questão do peso, era uma luta, mas hoje está uma moça de 11 anos, que é minha melhor amiga nesta vida. "


Tatiana disse...

Eu tenho duas meninas, fruto de dois partos normais... Em trabalhos de parto diferentes, assim como elas são... assim como acho que é a vida ...sem muita regra exata, sem precisão de acontecimentos ...
Bem, Tati nasceu com 41 semanas (pois a gravidez tranquila me permitiu aguardá-la um pouquinho mais...). Como mãe de primeira viagem acho até que fiquei calma ... e como a maioria das mães... achei que estava com dor de barriga em uma madrugada do dia 06 de setembro de 2002, véspera de feriado, na capital federal... Como a dor não passava, liguei para o médico de manhã e fui para o hospital, com a constatação de uma dilatação de quase 7 cm e previsão de nascimento para aproximadamente meio dia... Até então a dor era pouca e só comecei a sentir mesmo quando estava próxima da dilatação...hora da analgesia ...Então tudo estava normal e suportável demais, mas Tati não queria nascer, estava alta, não descia ... Só decidiu vir a este mundo por volta das três horas da tarde,tempo limite dado pelo médico para uma interveção cesariana ... Mas enfim, veio em seu tempo, contando, sem dúvida, com a complacência, paciência e competência de uma grande equipe médica... Já Roberta, como boa baiana que é, decidiu por vir ao mundo com 39 semanas, coicidentente como a irmã em um dia 06 ... só que de fevereiro, durante o carnaval... E não nasceu... como se diz por aqui, "estreou" ao som dos últimos trios elétricos que podiam ser ouvidos da sacada do quarto do hospital... Foi rápida e ágil... uma dor por volta da meia noite (sem que eu conseguisse associá-la a dor do parto ... pq achava que estava "cedo" pra ela nascer) ... Persistindo a dor, segui para o hospital e por apenas 15 minutos esta pequena, que vai fazer dois anos, não nasceu na sala de preparação para o parto. "


" Jow. Dione Pacheco disse...

Olá Flávia,obrigada pelo convite a dar um depoimento aqui,parabéns pelo blog.
Bom, faz um tempinho já,meu filho Patrick fez 21 anos, ele nasceu em agosto de 1988 e em setembro eu fiz 17 anos,eu era bastante jovem,realmente era uma criança tendo uma criança (palavras de minha mãe),devido a idade,a imaturade e bastante medo,ñ me lembro de termos falado alguma vez sobre parto normal com minha obstetra,o Patrick era um bebê bem grande,minha pressão arterial era uma inconstância,inchei bastante,então foi cesariana programada,pq qdo completou 39 semanas ele desceu,porém não encaixou,porque era grandão e não estava conseguindo posição dentro de mim,foi um parto tranquilo,sem problemas(apesar do medo,ñ nego,só ñ entrei em pânico pq tinha meus pais ao meu lado),Patrick nasceu com 4kl e 200g,54cm,muito saudável, e eu fiquei 4 dias no hospital(foi um castigão)hehe,mas a médica só me liberou depois que desinchei.A qualquer momento serei vovó,o filho de meu filho Patrick nascerá,a previsão é até dia 20 de janeiro,é um menino e chamará Hugo Gabriel.E em junho volto pra dar outro depoimento,pq além de vovó,fui abençoada aos 38 anos com um presentão de Deus serei mamãe outra vez,estou grávida de 16 semanas.Beijos,fiquem com Deus. "


"Flávia Alvares Fernandes disse...
Apesar de estar na 39ª semana, eu achei que estava com dor de barriga quando senti as primeiras contrações. Percebi que as dores só aumentavam e que a "dor de barriga" não passava. A partir desse momento, tudo foi muito rápido, apesar de eu sentir como uma eternidade. Cheguei à Perinatal, depois de um engarrafamento no túnel Sta Bárbara e já estava com 5 de dilatação. Fiquei apenas 15 minutos no pré-parto suplicando ao meu obstetra para realizar uma cesariana. Ele, com a calma dos médicos experientes somente falou: "ele já está quase nascendo. Logo logo, ele estará aqui." E assim foi. Após 3 horas e 30 min de trabalho de parto e uma peridural na hora H, nasceu Diego com 50 cm e 3,235 kg. "

 " Mineira disse...

Meu filho foi muito desejado, e desde a sua concepção já por demais esperado... Apesar de jovem e com todos os exames Ok e seguir todas as recomendações médicas, e ainda sem apresentar até a 29ª quaisquer sintoma desagradável (enjôo, dores...) à partir desta semana comecei a sentir contrações e iniciei o uso de medicamentos. Mas minha médica acreditava que minha gestação chegaria ao que se espera 39, 40 semanas... Mas meu pimpolho não quis assim... Quando entrei na 35ª semana senti durante toda a noite um incômodo, mas suportavel, pois como já tinha sentido contrações, não estava indentificando-as. Acordei, fui trabalhar e no meio da manhã não suportava a dor que aí eu identifiquei como contrações. Nós fomos para a maternidade por volta das 10:30 internei com contrações de 10 em 10 minutos, mas ao internar todas as intervenções foram para frustrar o parto, já que não estava na hora daquele pequeno chegar, eram necessárias pelo menos mais duas semanas...
Apesar de ficar durante todo o dia recebendo medicação para inibir o parto, às 19:00 as contrações já eram de 3 em 3 minutos e aí foi decido pela realização do parto. Meu filho veio ao mundo 20 minutos após tal decisão. O parto foi muito tranquilo, apesar de só conseguir ser anestesiada após a terceira tentativa, estava muito ansiosa devido a pouca idade gestacional de meu bb, mas graças à Deus, ele chegou berrando e com muita energia e saúde não precisando ficar internado. Por volta de 22 horas já estavamos juntos no quarto nos conhecendo. "

"Christiane Baima Tolomei Montenegro disse...
Olá! Eh sempre muito emocionante contar como foi o nosso primeiro encontro com os nossos filhos. Aos 20 anos, nao tinha nenhuma ideia de como seria uma gravidez, tampouco dar um filho à luz. Minha primeira gestacao foi delicada, pois tive contracoes e entrei em trabalho de parto com apenas 25 semanas. Gracas aos cuidados de meu medico e repouso absoluto, Bruno chegou ao mundo ha quase 19 anos de parto cesaria, absolutamente saudavel. Estive consciente durante todo o tempo da operacao, dormindo so no final. Foi emocionante! Amamentei meu filho imediatamente.

Após 16 anos, eu e meu marido resolvemos que ja era hora de passar por tudo isso outra vez. Sophia nasceu em Londres, onde residimos atualmente, ha quase tres anos. Foi uma gravidez e um parto completamente diferentes daqueles do Bruno. Nao tive qualquer incidente durante toda a gestacao, mesmo trabalhando fora e pegando metro lotado durante a semana! Fiz um curso para gestantes que acredito ter sido o melhor investimento! Sentia-me tranquila e preparada, mesmo sabendo que estaria dando à luz em uma terra estrangeira e longe de nossas familias. Diferentemente do Brasil, nao fui vista por nenhum obstreta, mas por parteiras (midwife). Elas acompanharam toda a gravidez e o parto,inclusive. As 5:30h, minha bolsa estourou, mas ainda tomei o meu banho, acordei a minha mae (que veio participar do nascimento da neta), acordei Bruno (avisei-o que estava indo para a maternidade e que ele fosse tranquilo para a escola), apressei o Andre e la fomos nos para o hospital. La chegando, aconselharam-me para que eu comesse bastante (!) cereal e um cafe da manha reforcado para aguentar o esforco das horas vindouras. Ok! Nao consegui terminar o cereal. As contracoes ficaram mais fortes. De cocoras, tudo o que eu queria era que Andre nao tirasse a mascara com o tal gasinho do meu nariz e que minha mae nao largasse a minha mao. Era uma especie de lanca perfume, imagino eu - ja que nao fui do tempo desses carnavais. Apos 11h de trabalho de parto e gas, Sophia nasceu de parto natural - ou medieval, como meu irmao gosta de brincar - contando somente com a ajuda e experiencia de duas dedicadas parteiras, a mao e a reza de minha mae, o amor e a alegria de meu marido. Bruno veio radiante da escola conhecer a irmazinha. Ah, ele e o meu melhor babysitter
Se quiser nos contar a sua estória, escreva para gestarteg@gmail.com o seu relato e o publicaremos nesta seção.